De antemão, faremos um delicioso bolo mesclado sem açúcar, leite e trigo. Para tal vamos substituir o açúcar por xilitol e o trigo por farinha de arroz integral. Porem, antes de iniciar a receita vamos falar um pouco do adoçante xilitol e da farinha de arroz. Agora, confira o passo a passo desta receita logo abaixo:
O Adoçante xilitol:
- Ainda que contenha menos calorias do que o açúcar, o adoçante não tem efeito nulo sobre a glicemia. Ou seja, o xilitol pode causar um pequeno impacto nas taxas de glicose na circulação.
- Por outro lado, o Xilitol apresenta apenas um terço das calorias encontradas no açúcar, mas é tão doce quanto ele.
- Isso significa que diabéticos podem utilizar o adoçante com moderação e sob orientação médica. Estando sempre atentos às medições glicêmicas para evitar oscilações bruscas.
- O consumo do xilitol não promove a perda de peso, mas se utilizado em pequenas quantidades. Sempre em substituição ao açúcar, e com uma dieta balanceada feita por um profissional nutricionista, o adoçante pode ser um coadjuvante do processo de emagrecimento.
A farinha de arroz:
- Sob o mesmo ponto de vista, a farinha de arroz tem ganhado cada vez mais consumidores, por não conter glúten em sua composição. Por isso, celíacos e pessoas que retiram o glúten de suas dietas com fins estéticos, acabam por utilizá-la no lugar de outro tipo de farinha: a farinha de trigo.
- Por sua vez, a farinha de arroz é boa para pessoas que são celíacas ou então que possuam algum grau de alergia ao glúten. Ainda mais, ao consumir esse tipo de farinha, pessoas que não podem consumir o glúten, não sofrem com dores e desconfortos abdominais causados por esse tipo de proteína que o organismo não tolera.
- Por outro lado, a farinha de arroz é um produto rico de carboidratos em sua composição ao ser consumida, promove rapidamente uma elevação dos níveis de glicose sanguínea. Ou seja, aumenta os níveis de açúcar no sangue.. Por outro lado a farinha de arroz em excesso, não faz bem à saúde de ninguém.
- Portanto, seu consumo deve ocorrer na menor quantidade possível.
- Enfim, pães, bolos, farinhas finas, açúcares, doces, refrigerantes e outros, possuem altas quantidades de carboidratos que desequilibram e prejudicam todo o funcionamento do organismo, causando uma série de problemas de saúde. Portanto, devem ser evitados, ou consumidos na menor quantidade possível.
- Se desejar ingerir farinhas, opte pelas integrais.
Receita Bolo mesclado sem açúcar, leite e trigo! Clique no vídeo abaixo:
Para mais informações sobre farinhas e adoçantes pode acessar os artigos abaixo:
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=%22S1516-93322002000400003%22&script=sci_arttext
http://arquivosdeorl.org.br/conteudo/pdfForl/594.pdfhttp://arquivosdeorl.org.br/conteudo/pdfForl/594.pdf
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/169295/1/CNPAF-2017-doc315.pdf
Por fim repare o seu bolo e deixe o seu comentário logo abaixo no campo “deixe uma resposta”!
Vou adorar saber a sua opinião!
Então, fique à vontade para compartilhar a receita com quem você gosta!
Você pode fazer isso no “compartilhe” aqui embaixo!
Não se esqueça de me acompanhar nas redes sociais! Nelas, como neste blog, você terá novidades a cada semana!
Beijos,
Daniela Dacoregio.