Receita de nhoque de aipim gostoso e nutritivo!

Receita de nhoque de aipim gostoso e nutritivo! De antemão, para o preparo deste nhoque usaremos 4 raízes que são: Aipim, inhame, cenoura e beterraba. De acordo com estudos, devido a seu desenvolvimento no solo, as raízes absorvem da terra os nutrientes importantes para seu desenvolvimento e também para nossa saúde. Cabe destacar ainda que elas são muito versáteis.

Ainda mais, podem ser consumidas cruas, cozidas, refogadas e até fritas. Da mesma forma, podem ser servidas como acompanhamentos, pratos principais e até mesmo ingrediente para o preparo de sobremesas.

Todavia, as mais conhecidas são a batata e a cenoura, porém, existe uma gama muito maior que se pode imaginar: batata doce, beterraba, nabo, rabanete, mandioquinha, inhame, entre muitos outros.

Atualmente algumas raízes têm se destacado devido a um aumento significativo do seu consumo. Nesse sentido, além de fornecerem energia através dos carboidratos, possuem fibras, vitaminas, minerais e substâncias que, quando consumidas em quantidade adequada, também podem ajudar a emagrecer!

Em fim, outra boa notícia: são livres de glúten. Assim também podendo ser uma ótima alternativa para portadores de doença celíaca. Dessa forma, conheça um pouco mais sobre os benefícios dessas raízes que estão fazendo um tremendo sucesso:

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/9723

https://www.cerat.unesp.br/Home/compendio/palestras/palestra8.pdf

Receita de nhoque de aipim com inhame:

Ingredientes:

  • aipim cozido 1 kg
  • 3 raízes de inhame
  • 2 ovos
  • farinha de arroz integral = 1 xícara
  • beterraba ralada = 1 unidade
  • cenoura ralada =1 unidade
  • Sal a gosto
  • Nos moscada =1 pitada
  • Modo de preparo: Agora, coloque uma panela com 1 litro de água para ferver. Logo, o aipim e o inhame devem estar gelados, amasse bem com um garfo, acrescente os ovos, o sal, a nos moscada e vá colocando a farinha aos poucos, mexa bem até que não grude nas mãos.  Ainda mais, divida a massa em três porções, em uma coloque a cenoura ralada, na outra a beterraba, e na terceira já está pronta. Pode ser que precise usar um pouco mais de farinha na massa onde colocou cenoura e beterraba. Enrole a massa como se fosse uma cobra, e corte em pedaços pequenos (2cm), faça este processo com as três porções. Coloque pequenas porções desta massa na água fervente, e aguarde uns segundos, assim que estiver cozida ela irá boiar, com a ajuda de uma espátula retire o nhoque da água e coloque numa travessa. Repita este processo até terminar toda a massa. Ou se preferir, pode congelar antes de cozinhar.
  • Molho de sua preferência (molho de tomate, com carne moída, com frango desfiado…)

Por fim, repare o seu nhoque e deixe o seu comentário logo abaixo no campo “deixe uma resposta”!

Vou adorar saber a sua opinião!

Então, fique à vontade para compartilhar a receita com quem você gosta!

Você pode fazer isso no “compartilhe” aqui embaixo!

Não se esqueça de me acompanhar nas redes sociais! Nelas, como neste blog, você terá novidades a cada semana!

Beijos,

Daniela Dacoregio.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo