Antes de tudo, esta é uma Receita de sonho recheado com creme baunilha adaptada para que pessoas com alergia ou intolerantes ao glúten e ao leite pudessem consumir! Existem alguns mitos, os quais, contam a origem do famoso “Sonho”. Isto posto, irei contar a lenda mais famosa e mais aceita a você.
A origem do sonho
Primeiramente, diz-se que por volta de 1756, quando a Prússia estava prestes a entrar em guerra, Frederico, o Grande, recrutou todos os disponíveis para defender Berlim. Um jovem assistente de padeiro escolhido para ajudar na artilharia que trabalhava com as bolas de canhão. Após algum tempo de treinamento, o batalhão removia os jovens que não demonstravam nenhum talento de combate e estes voltavam a trabalhar como ajudantes de padaria.
A princípio, inspirado por seu treinamento durante a guerra ele decidiu criar uma nova receita, fritando bolas de massa de fermento em vez de assá-las, como era o modo convencional. Dessa transformação nasceu um sonho chamado Berliner sobre a cidade Berlinenses (ou Berlin Balls) espalhados por todos os continentes.
Em contrapartida, nas América era chamado de donut com um buraco no meio. No Brasil, é poeticamente chamado de “sonho”, palavra que descreve muito bem a combinação de massa e recheio saboroso.
Contudo deve-se considerar que a “Bola de Berlin” é um bolo tradicional português semelhante ao berlinense. Embora não semelhante ao germânico, geralmente possui recheios com frutas vermelhas (morango, framboesa, etc.) ou recheado com um doce amarelo chamado creme.
Desta forma, a partir de cortes laterais visíveis é colocado o recheio. Antes de rechear as bolas berlinenses com creme são fritas e polvilhadas. No entanto, suas contrapartes alemães são um pouco menores em diâmetro e geralmente são polvilhadas com açúcar mais fino. Em Portugal, o Berliner Kugeln pode ser encontrado na maioria das pastelarias, que por vezes os têm sem recheio.
Receita de sonho sem glúten e sem leite de origem animal
Assim também esta receita vai te surpreender, é tão gostosa quanto a original, que é preparada com farinha de trigo. Contudo, utilizaremos aqui a farinha de arroz. E, no lugar do leite animal usaremos leite vegetal.
Clique abaixo e assista o passo a passo desta receita de Sonho com Creme de Baunilha SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE!
Por fim prepare o seu Sonho Recheado com creme de baunilha e deixe o seu comentário logo abaixo no campo “deixe uma resposta”!
Vou adorar saber a sua opinião!
Então, fique à vontade para compartilhar a receita com quem você gosta!
Você pode fazer isso no “compartilhe” aqui embaixo!
Não se esqueça de me acompanhar nas redes sociais! Nelas, como neste blog, você terá novidades a cada semana!
Beijos,
Daniela Dacoregio.
Com pequenos esforços se pode mudar de vida! Cuide de sua alimentação!