Em primeiro lugar, para esta receita de pastel assado sem glúten e lactose (leite), usaremos dois tipos de polvilho. Ou seja o polvilho doce e o azedo. Nesse sentido, vou falar um pouquinho da diferença que existe entre eles: O polvilho é diferenciado de acordo com o teor de acidez de cada um, sendo assim, ele será classificado como polvilho doce ou polvilho azedo.
Polvilho doce:
Conforme pesquisas o polvilho doce é oriundo da mandioca. Dessa forma, é obtido através do processo de amassar a mandioca até se obter uma goma à base de amido. Por fim, essa goma é moída e desidratada até virar um pó.
Polvilho azedo:
Do mesmo modo, o polvilho azedo, também é obtido através do processo de amassar a mandioca até virar goma. Porém aqui, ele sofre um processo de fermentação após a etapa de amassar a fécula antes da secagem e moagem. Ainda mais, essa fermentação leva alguns dias, o que fornece o seu sabor azedo. Logo depois, o polvilho será triturado e transformado naquele pó branco que conhecemos.
Pastel assado sem glúten e lactose (leite)
Todavia, quem não vê preparar, não acredita que este pastel é feito sem trigo. Isto porque, ele fica muito parecido com os que são vendidos nas padarias! Portanto, vale muito a pena você experimentar! Além disso, este eu fiz com recheio de carne, mas você pode fazer com o recheio de sua preferência! Por último, uma dica bem legal: você pode aproveitar e montar seu próprio negócio! Enfim, embale e venda seus pasteis sem glúten e sem leite. Atualmente a clientela tem crescido muito, e se fizer os produtos com qualidade, as suas vendas serão ótimas! Então, separe os ingredientes e vamos trabalhar!
Receita de pastel assado sem glúten e lactose!
INGREDIENTES DA MASSA:
- farinha de arroz: 2 xícaras
- polvilho azedo: 1/2 xícara
- polvilho doce: 1/2 xícara
- goma xantana: 1 colher de chá
- fermento para pão: 1 colher de sopa
- açúcar: 1 colher de sopa
- sal: 1 colher de chá
- vinagre: 2 colheres
- 1 ovo
- óleo: 1/2 xícara
- água morna: 1 xícara
MODO DE PREPARO: Agora, O preparo é bem simples: Coloque em uma vasilha o fermento, o açúcar e a água morna e deixe fermentar por 20 minutos. Logo após a fermentação, você somente precisa misturar todos os ingredientes com este fermento e sovar bem até obter uma massa uniforme. O próximo passo é abrir a massa com um rolo em uma espessura não muito grosa. Com um cortador, faça os círculos e coloque o recheio de sua preferência. Feche a massa com o auxílio de um garfo e pincele ovo batido na parte de cima antes de levar ao forno pre-aquecido. A temperatura do forno deverá ser entre 180º e 200°C. De acordo com o forno, o pastel ficará pronto em cerca de 25 minutos.
INGREDIENTES DO RECHEIO:
- óleo: 1 colher (sopa)
- alho picado: 1 dente
- cebola: 1 média picada
- carne moída: 300 g
- tomates: 2 sem sementes picados
- salsa picada: 2 colheres (sopa)
- azeitonas verdes: 3 colheres (sopa) picada
- 2 ovos cozidos picados (OPCIONAL)
- sal a gosto
MODO DE PREPARO DO RECHEIO: Em uma panela media, aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola. Junte a carne e refogue até que seque todo o líquido. Acrescente os tomates e refogue por cerca de 10 minutos. Junte a salsa, as azeitonas, misture bem e acrescente os ovos. Misture delicadamente e reserve.
Por fim prepare o seu pastel e deixe o seu comentário logo abaixo no campo “deixe uma resposta”!
Vou adorar saber a sua opinião!
Então, fique à vontade para compartilhar a receita com quem você gosta!
Você pode fazer isso no “compartilhe” aqui embaixo!
Beijos,
Daniela Dacoregio.